Archive for November, 2015

Civilização em Colapso

Tuesday, November 24th, 2015
Destruição de Mariana pela empresa Vale.

Destruição de Mariana pela empresa Vale.

“Nossa civilização entrou em colapso. Esse colapso é muito bem documentado: filósofos, cientistas, políticos, militares, economistas e até mesmo a NASA começaram a soar o alarme da catástrofe ecológica, da singularidade tecnológica e colapso geral da vida como conhecemos. Urbanistas trabalham em parceria com militares para prever ou controlar melhor qualquer sinal de distúrbio. Partidárixs do crescimento consciente e capitalistas verdes esperam manter o nível atual de exploração, mesmo sem estacionamentos e combustíveis fósseis. E mesmo assim uma luta global, uma tremenda luta global, emergiu desse prédio em desmoronamento. Uma onda insurrecional invadiu todos os continentes povoados. Tunísia, Egito, Espanha, Grécia, Itália, EUA, Líbia, Síria, França, Chile, Japão, Canadá, Brasil, Turquia, Taiwan… Enfim, existe um lado organizado para preservar essa civilização frente a toda crise que exponha seu colapso iminente; e existe um lado se organizando para construir um futuro muito diferente daquele que nos foi reservado.”

Texto Aqui

Lucy Parsons e o 1º de Maio – Eu sou uma anarquista

Sunday, November 1st, 2015

LucyParsons-694x1024

Num contexto de perseguição aos anarquistas e ativistas politicos por todo o mundo e da perseguição politica aos 23 no Rio de Janeiro, olhemos para o passado para vermos que mesmo no “país da liberdade” esta pratica de criminalização, perseguição e falsas acusações do Estado não é novidade e que esta perseguição se repete num ciclo sádico. Para isso recomendamos a leitura do texto de Lucy Parsons que, mesmo num momento de extrema perseguição dos eventos do 1º de Maio ousou dizer: Eu sou uma anarquista.

Introdução:

Lucy Eldine González Parsons (1853-1942) foi uma anarquista negra norte-americana. Filha de escravos, tornou-se orfã aos três anos e permaneceu em situação de escravidão durante sua infância. Em 1871, casou-se com o libertário Albert Parsons. Aderiu ao movimento operário e ajudou a fundar a Associação Internacional dos Trabalhadores (IWPA), em 1883.

Em 1886, sem nenhuma evidência, Albert Parsons foi preso e condenado à morte junto com outros anarquistas, pela revolta de Haymarket. Estas execuções tornaram-se um marco para o movimento dos trabalhadores do mundo, que adotaram o aniversário do evento de Haymarket, dia 1 de Maio, como dia de memória e manifestações da classe trabalhadora. É sobre este evento que Lucy Parsons se refere no texto abaixo traduzido pelo Grupo de Estudos Anarquista Maria Lacerda de Moura.

Eu sou uma anarquista