Archive for June, 2016

Os Anarquistas e as Eleições

Friday, June 17th, 2016

mlm

Grupo de Estudos Anarquistas Maria Lacerda de Moura vai à PUC nesta sessão!

Esta será uma sessão especial, organizada por estudantes da PUC que pretendem a partir de então organizar um Grupo de Estudos Anarquistas  MLM – PUC-RJ.

O tema deste encontro será a posição dos anarquistas sobre as eleições. Por que não votar? Como entendemos as disputas institucionais? Quais as alternativas organizativas propostas pelos anarquistas?

Para subsidiar o debate serão utilizados textos clássicos sobre o processo eleitoral e a democracia representativa de Bakunin, Kropotkin e Jaime Cubero, que foram reunidos no volume ‘Os anarquistas e as eleições’. Complementarmente, trechos do livro Como Ganhar uma Eleição, com escritos de Quintus Cicero de 64 a.C.

Links: anarquistas e as eleicoes

trechos – como ganhar uma eleição

 

Introdução ao Anarquismo

Monday, June 6th, 2016

anarco

“Neste momento de efervecência político-social, torna-se preciso definir princípios como base de ação que objetive a solução dos problemas que aí estão solicitando todas as atenções e que vão surgindo no turbilhão dos acontecimentos. Sujeitar o estudo e a solução dos problemas sociais à direção de homens providenciais, de messias envolvidos por auréolas de onisciência é contribuir para alimentar no povo a mentalidade mística que tem servido de base aos regimes totalitários, contra os quais os povos livres tem lutado. (…)
Não falta quem indague sobre as atitudes dos anarquistas. Como encaram os problemas em debate e como poderiam ser solucionados de acordo com os princípios que norteiam o programa do anarquismo. Pergunta-se o que fazem os anarquistas, o que pretendem e o que apontam como acertado para a solução da questão social. Que é, afinal, a Anarquia?”
Edgard Leuenroth (1963)

Em junho de 2013, em meio às manifestações, começava o Grupo de Estudos Anarquistas Maria Lacerda de Moura com o intuito de disseminar o anarquismo para um número de pessoas que crescia cada vez mais. Três anos depois, retornamos aos principios nesse novo momento de falência das instistuições do Estado, com sua falsa democracia, e de mais uma onda de interessados no anarquismo. Convidamos a todos os interessados nas ideias e práticas anarquistas para um debate sobre três pequenos textos introdutórios ao anarquismo.

Textos para leitura:

ANARQUISMO Kropotkin

PRINCÍPIOS GERAIS DO ANARQUISMO Malatesta

A COMUNA LIVRE, FATOR ESSENCIAL DA SOCIEDADE ANARQUICA Woodcock