Archive for December, 2016

Uma Palavra aos Excluídos

Wednesday, December 21st, 2016

miserablesmlm

A teoria anarquista só existe conectada a prática e a ação direta. Sendo assim o Grupo de Estudos Anarquistas Maria Lacerda de Moura convida a tod@s para mais uma sessão, desta vez no evento Mais Amor Menos Capital na Cinelândia. Contribuam com a realização do evento e venham conversar. O texto disparador do debate pertence a anarquista estadunidense Lucy Parsons.

Uma-palavra-aos-miseraveis

DÍVIDA E CRISE

Monday, December 12th, 2016

divida-mlm

A palavra mágica do sistema capitalista para que o Estado, ao comando dos ricos, roube ainda mais os 99% mais pobres da população é CRISE. A DÍVIDA dos consumidores é a força vital da economia, dívida é fator central na política internacional. Da máfia ilegal e seus capangas quebradores de pernas à máfia legalizada pelo Estado – o banco – e seus capangas uniformizados – a polícia -, a dívida é fator de controle e punição dos pobres.

Convidamos a todas e todos para debater o tema, tendo como disparador do debate um trecho do livro “Dívida: Os Primeiros 5000 anos”, de David Graber, antropólogo anarquista.

Texto: Divida-David-Graeber

Roda de Conversa: A Sociedade Contra o Estado (Pierre Clastres)

Thursday, December 1st, 2016

3

Grupo de Estudos Maria Lacerda de Moura convida a todos para mais um debate, o tema da vez é o artigo ”A Sociedade Contra o Estado” do antropólogo Pierre Clastres, A tese que atravessa essa coletânea de textos é que a sociedade pode prescindir do Estado, ou seja, não necessita de sua existência. Para Pierre Clastres, isso pode ser verificado empiricamente na experiência de boa parte das sociedades indígenas da América do Sul.

Texto: clastres-a-sociedade-contra-o-estado