Archive for April, 2016

Sociedade Do Espetáculo: Curta + Debate

Tuesday, April 26th, 2016

mlm

Nesta próxima sessão do Grupo de Estudos Maria Lacerda de Moura iremos assistir um curta do companheiro Arthur Moura do 202 Filmes e debater o primeiro capítulo do Sociedade do espetáculo do Guy Debord “A separação consolidada”.

”O ponto de partida do livro é uma crítica ferina e radical a todo e qualquer tipo de imagem que leve o homem à passividade e à aceitação dos valores preestabelecidos pelo capitalismo. Para o filósofo, cineasta e ativista francês, a sociedade da época estava contaminada pelas imagens, sombras do que efetivamente existe, onde se torna mais fácil ver e verificar a realidade no reino das imagens, e não no plano da própria realidade. Servindo-se de aforismos, no primeiro deles Debord afirma que ‘toda a vida das sociedades nas quais reinam as modernas condições de produção se apresenta como uma imensa acumulação de espetáculos. Tudo o que era vivido diretamente tornou-se uma representação’. Ou seja, pela mediação das imagens e mensagens dos meios de comunicação de massa, os indivíduos em sociedade abdicam da dura realidade dos acontecimentos da vida, e passam a viver num mundo movido pelas aparências e consumo permanente de fatos, notícias, produtos e mercadorias. ”

Texto em PDF:

A socidade do espetaculo

 

Autonomia ou liberdade? – Murray Bookchin

Sunday, April 10th, 2016
capa
O grupo de Estudos Anarquistas Maria Lacerda de Moura convida a todos para discutirmos um texto de Murray Bookchin, cujo pensamento tem grande influência na ainda em andamento revolução de Rojava e nas experiências de Assembleias Populares que, inclusive, tomam a França neste momento. Os trechos para disparar a discussão falam de organização e do velho embate individualismo versus coletivo. A atualidade do texto é impressionante e a superação dos problemas organizativos que ele aponta são urgentes.

Texto aqui